Nas grutas íntimas de cada um habitam seres incríveis que, ao espreitarem a realidade do exterior, nos podem surpreender, e moldar o nosso comportamento contra a nossa racional vontade.
A vida de cada homem descreve o seu percurso com variações de espessura e intensidade. Por mais rectilíneo que seja, não consegue evitar curvas e nuances que projectam no espaço social inevitáveis sombras das suas acções.
Partilhar e comungar pensamentos é uma forma simpática de contribuir para a osmose do amor. Prova de que o fluxo de atracção se pode fazer do espiritual para o carnal.
Se é que existe luxúria nas cores e sensualidade nas formas, então, numa sintaxe visual apropriada, a pintura pode levar-nos ao clímax do prazer.
Não será este o objectivo supremo das artes visuais?
Quando perdido por falta de referências credíveis, o olhar tende a agrupar elementos minimamente semelhantes e catalogá-los segundo um critério razoavelmente creditado no cérebro, provocando uma sensação de novidade que inquieta sem que deixe de ser agradável.
Como rios de magma ao rubro em planeta longínquo, as ideias geniais escorrem em torrentes, esperando ser recolhidas e buriladas por artífices competentes.
A mão humana tem produzido os mais diversos artefactos. Ao longo dos tempos a sua intervenção tem evoluído desde o primário arranhar dos dedos até à manufactura dos mais belos objectos.
Analisar contextualmente é uma forma de relativizar. E, quando o objecto se encontra bem demarcado entre parâmetros, é bem mais fácil de ser analisado pelo observador esforçado.
Os percursos individuais podem tornar-se comuns aos de outrem, mas há sempre particularidades que os diferenciam.
Tocam-se em determinados espaço ou tempo. Por vezes tornam o momento colorido. E seguem cada um o seu rumo.
Procurar porto de abrigo no magma das ideias em efervescência não é tarefa fácil para os mais incautos criativos, principalmente quando as coordenadas estão torcidas. Mas é sempre um esforço mental que trará recompensas a longo prazo.
A harmonia de um trio pode tornar mais interessante a linha melódica de uma composição. Com as diferenças marcadas em cada elemento, o todo ganha diversidade e força na representação.